Com o objetivo de facilitar a contratação de estrangeiros por empresas francesas e de incentivar o empreendedorismo na França, o governo francês lançou em 15 de junho de 2017 o French Tech Visa.
O French Tech Visa é um procedimento simplificado para a obtenção de visto. O programa, no entanto, é voltado para a área tecnológica.
Inicialmente, apenas fundadores de startups, empregados e investidores podiam solicitar o French Tech Visa. Em março de 2019, o French Tech Visa também foi disponibilizado para talentos digitais estrangeiros.
Segundo o Ministro de Estado do Setor Digital, Mounir Mahjoubi,a capacidade de atrair os melhores perfis internacionais é uma alavanca fundamental para o desenvolvimento das startups francesas.
Aqueles que desejam empreender fora da área de tecnologia, não poderão solicitar o French Tech Visa. Porém, essas pessoas poderão pedir um visto de empreendedor na França, chamado “Passeport Talent”. Entretanto, o processo será um pouco mais demorado.
Tanto o French Tech Visa quanto o Passeport Talent são válidos por 4 anos e permitem que familiares morem e trabalhem na França. No entanto, é necessário que seja solicitado à polícia local francesa uma autorização de residência plurianual.
Documentos necessários para solicitar o visto de empreendedor francês
Os documentos necessários para solicitar qualquer tipo de visto empreendedor francês são:
1) Passaporte com validade de até 3 meses após o visto expirar;
2) Certidão de nascimento com tradução juramentada;
3) Certidão de nascimento com tradução juramentada;
4) Comprovante de residência.
Para solicitar o visto de empreendedor como fundador de uma empresa (Talent Passport – new business) , são necessários:
1) Certificado de mestrado ou comprovar no mínimo 5 anos de experiência profissional;
2) Ter um plano viável para abrir um negócio na França;
3) Investimento mínimo de 30 mil euros no negócio;
4) Recurso financeiro mínimo equivalente ao salário mínimo na França. Este ano, o SMIC equivale a 18.254,60 euros por ano.
Já para aqueles que desejam iniciar o empreendedorismo na França como investidor (Talent Passport – business investor), será necessário:
1) Comprovar que está criando, protegendo ou se comprometendo a criar ou proteger empregos nos 4 anos seguintes ao investimento;
2) Estar investindo ou se comprometer a investir, no mínimo, 300 mil euros em ativos fixos tangíveis ou intangíveis.